Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR)

Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) passa a funcionar junto da Assembleia da República (AR) a 20 de janeiro de 2024, data da entrada em vigor da Lei n.º 3/2024, de 15 de janeiro.

A presente lei, publicada em Diário da República a 15 de janeiro, cria a CICDR, enquanto entidade administrativa independente e dotada de poderes de autoridade, e produz alterações à Lei n.º 93/2017, de 23 de agosto, que estabelece o regime jurídico da prevenção, da proibição e do combate à discriminação, em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem.

Até nova indicação, as queixas continuam a poder ser apresentadas através de:

. correio postal, endereçada à CICDR, para a Rua Álvaro Coutinho, n.º 14, 1150-025 Lisboa

. correio eletrónico para cicdr@acm.gov.pt


Fui vítima de discriminação. O que fazer?

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) passa a funcionar junto da Assembleia da República (AR) a 20 de janeiro de 2024, data da entrada em vigor da Lei n.º 3/2024, de 15 de janeiro.

A presente lei, publicada em Diário da República a 15 de janeiro, cria a CICDR, enquanto entidade administrativa independente e dotada de poderes de autoridade, e produz alterações à Lei n.º 93/2017, de 23 de agosto, que estabelece o regime jurídico da prevenção, da proibição e do combate à discriminação, em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem.

Até nova indicação, as queixas continuam a poder ser apresentadas através de:

. correio postal, endereçada à CICDR, para a Rua Álvaro Coutinho, n.º 14, 1150-025 Lisboa

. correio eletrónico para cicdr@acm.gov.pt


Kit Intercultural Escolas

O KIT INTERCULTURAL ESCOLAS visa disponibilizar às escolas, e a todos os profissionais do setor da educação, um conjunto de materiais em torno da temática da interculturalidade, que foram inicialmente concebidos e divulgados pelo Gabinete ENTRECULTURAS e pelo ACM, I.P., em estreita colaboração com outros parceiros.

Ao KIT inicial acrescentámos outras publicações e recursos que, no seu conjunto, pretendem contribuir para a reflexão em torno dos desafios inerentes a um mundo inequivocamente mais global, fruto das migrações e da crescente mobilidade, mas também da comunicação global, desafiando as crenças e a perceção da diversidade, bem como as competências de interação social.

Todos estes desafios colocam-se, atualmente, à sociedade em geral, e à escola em particular, tendo em conta o seu papel preponderante enquanto espaço de interações e de formação pessoal e social de crianças, jovens e adultos.

Os materiais aqui partilhados pretendem refletir de que forma os profissionais e suas perceções e valores, os currículos e conteúdos ministrados, assim como os métodos pedagógicos, as políticas públicas e a cultura dos ‘espaços educativos’, podem responder ou respondem já, de forma positiva, aos atuais desafios que se apresentam. Promover o questionamento constante, o descentramento e o balanço crítico da prática, são outros objetivos pertinentes destes materiais.

 
Outras Publicações:
. Migrações e Interculturalidade, Conhecer para Intervir em Sala de Aula – 2.ª edição  (APEDI, ACM, I.P., 2023)
39 Poemas e Contos contra Racismo (ACM, I.P., 2014)
As Cores da Cidade Cinzenta (ACM, I.P., 2016)
Depois da Chuva chega o Arco Iris (AKF Portugal, 2020)
. Toolkit Educativo sobre Migração e Asilo na Europa "Não são apenas números": Manual do Professor e materiais escolares (OIM, 2009)
Guia Pedagógico Artístico – Livros e Filmes (Câmara Municipal da Lourinhã, 2012)
Racista, Eu? – Banda desenhada (Comissão Europeia, 1998)

Outros Recursos

- Aqui eu Conto, Atividades e Recursos PLNM (FCG, 2022)

Kit Pedagógico Academia CV – Recursos para a aprendizagem do português como língua estrangeira em contexto escolar

- Webinares e actividades de consolidação de aprendizagens #Estudo em Casa


Publicacao-Migracoes-Interculturalidade-Conhecer-para-Intervir-em-Aala-de-Aula-2-Edicao-2023.pdf

REEI inicia novo ciclo com 66 escolas membro para o período 2023-2027

Imagem em Destaque
REEI inicia novo ciclo com 66 escolas membro para o período 2023-2027

A Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI) inicia hoje um novo ciclo para o quadriénio 2023-2027, com a adesão de 66 novas escolas membro. Este marco resulta do notável interesse manifestado por 126 escolas em todo o país.

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM), a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Fundação Aga Khan Portugal, que fazem parte do consórcio da REEI, expressam a sua gratidão às escolas que manifestaram interesse em participar deste importante projeto.

As 66 escolas selecionadas para fazerem parte da REEI representam um total de 19 distritos sendo que 18 estão localizados no continente português e 1 está situado na Região Autónoma da Madeira.

Consulte a Lista de Estabelecimentos de Ensino Rede de Escolas para a Educação Intercultural (2023-2027).


Lista de Escolas REEI_2023_2027.pdf

ACM participa no Seminário Internacional do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig)

Imagem em Destaque
ACM participa no Seminário Internacional do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig)

27.10.2023

Decorreu nos dias 24 e 25 de outubro, o Seminário Internacional do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig), numa organização conjunta entre o ObCig, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) e o Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas (NACI), do Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

A iniciativa contou com a participação da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, e do Presidente do Conselho Diretivo do ACM, em regime de substituição, José Reis, e com a presença da Vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), Sónia Pereira.

A VI Edição do Seminário, dedicada aos “10 Anos da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas”, visou analisar a implementação do primeiro instrumento integrado de política pública do país que promove a integração, igualdade e participação da população portuguesa cigana. A iniciativa promoveu ainda uma reflexão sobre o plano académico, político e de intervenção social sobre a implementação da estratégia, os seus resultados e limitações, bem como o debate sobre o desenho em curso da nova Estratégia Nacional. 

O Seminário, em formato híbrido, reuniu académicos, decisores políticos, a nível nacional e local, estudantes, representantes do associativismo cigano e vários profissionais, tendo sido apresentadas diferentes perspetivas, abordados diferentes desafios emergentes e identificadas as melhores práticas para o reforço da igualdade, da inclusão e da não discriminação da população cigana em Portugal.

Fotografias: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE)


Programa de bolsas ROMA Educa: Candidaturas abertas até 17 de novembro

Imagem em Destaque
Programa de bolsas ROMA Educa: Candidaturas abertas até 17 de novembro

O período de candidaturas ao programa ROMA Educa abre esta quarta-feira, dia 25 de outubro de 2023, prolongando-se até ao dia 17 de novembro de 2023 às 22h00.

Sendo a educação considerada um pilar básico para o desenvolvimento pessoal e para a integração social das pessoas ciganas, o Alto Comissariado para as Migrações lança a 5.ª edição do programa ROMA Educa, que visa atribuir 150 bolsas de estudo para o apoio à frequência e permanência do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário de estudantes provenientes das comunidades ciganas, ano letivo 2023/2024.

Podem aceder a este programa estudantes provenientes de comunidades ciganas, residentes em território nacional, que estejam matriculados e a frequentar o 3.º ciclo do ensino básico (7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade), ou o ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade), ou, ainda, curso equiparado a estes níveis de ensino (com exceção dos cursos do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares (RVCC).

As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 17 de novembro de 2023 às 22h00, através do preenchimento e submissão do formulário on-line, acessível aqui, e dos restantes documentos previstos no número 1 do artigo 11.º do Regulamento. Qualquer candidatura que não seja acompanhada de todos os documentos que a instruem ou no caso de tais documentos suscitarem dúvidas, é concedido o prazo de 3 dias para a sua apresentação e ou esclarecimentos, findo o qual, sem que os documentos em falta sejam apresentados ou os esclarecimentos prestados, a candidatura será liminarmente excluída.

Documentação:

Regulamento

Formulário de Candidatura

Declaração de Consentimento – RGPD, Maiores de idade

Declaração de Consentimento – RGPD, Menores de idade

Declaração de Compromisso

Esclarecimento de dúvidas: naci@acm.gov.pt


Declaracao-Compromisso-5-edicao-ROMA-Educa.pdf

Aqui-eu-conto_Apresentacao_2023.pdf

Declaraçao-de-Consentimento-Menores-ROMA-Educa-2023.pdf

Regulamento-5-Edicao-ROMA-Educa-2023.pdf

Declaracao-de-Consentimento-Menores-ROMA-Educa-2023.pdf

Declaraçao-de-Consentimento-Maiores-ROMA-Educa-2023.pdf